Mobilizando atores religiosos globais para acabar com o desmatamento

Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, os líderes religiosos globais de todas as tradições religiosas: espiritualidades indígenas, Zoroastriana, Jain, Hindu, Budista, Sikh, Judaica, Cristã, Islâmica e Bahai, estão se comprometendo a educar seus fiéis para proteger o planeta do crescimento e urgência ameaça de desmatamento tropical. O movimento global e multirreligioso da Religions for Peace (RfP), junto com a Interfaith Rainforest Initiative (IRI), está lançando o Guia de Recursos sobre Proteção da Floresta Tropical para Comunidades Religiosas, um plano de ação onde materiais educacionais produzidos por cada tradição religiosa levantam conscientizar e agir para conter o desmatamento tropical e proteger os direitos dos povos indígenas.

“Convidamos todas as pessoas de fé e boa vontade em todo o mundo a se unirem na conscientização sobre a crise do desmatamento em nossas comunidades e locais de culto como uma expressão de nosso cuidado com a Terra”, afirmaram os líderes religiosos e indígenas da RfP em sua declaração conjunta.

O Prof. Azza Karam, Secretário Geral da RfP, observa que “A cooperação, ação e liderança multirreligiosas são essenciais para superar esta crise global. Atores religiosos entendem que existimos como seres humanos saudáveis ​​e prósperos, apenas quando nosso planeta é um planeta saudável e vibrante. ”

As florestas tropicais do mundo são um depósito sagrado, um presente insubstituível e essencial para a vida na Terra. Eles contêm mais de dois terços das espécies vegetais e animais do planeta e são uma solução natural para as mudanças climáticas que estão sendo destruídas por ganância econômica e política. A invasão irresponsável do habitat da vida selvagem e a destruição das florestas tropicais para a agricultura, pastagem, mineração, infraestrutura e comércio de vida selvagem estão diretamente resultando no surgimento de doenças zoonóticas, como COVID-19, tornando este um problema de saúde pública dos mais elevados ordem. Os povos indígenas e comunidades florestais são particularmente vulneráveis ​​a essas doenças externas.

Juntamente como parceira do IRI, a RfP está mobilizando líderes religiosos e comunidades em cinco países com as maiores florestas tropicais remanescentes.

Blanca Lucia Echeverry Bedoya, advogada, defensora dos direitos humanos, e coordenadora do programa do IRI na Colômbia afirmou: “Minha fé me motiva a proteger os direitos do mundo natural. Eu sei disso como um mandato ético e espiritual. ”

O IRI na Colômbia recebeu apoio do Congresso Nacional e ela espera que o modelo de sucesso de cooperação e ação inter-religiosa seja replicado em outras preocupações urgentes em todo o mundo.

Sônia Guajajara, ativista ambiental e indígena mundialmente conhecida e Presidente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, é parceira do IRI e afirmou: “Nós, povos indígenas, não temos essa distinção entre o que é floresta e ser indígena, porque nós somos a floresta e a floresta somos nós. ”

Baixe o Guia: https://www.interfaithrainforest.org/s/Interfaith_ResourceGuide_PT.pdf

Postagens relacionadas

Deixe um comentário